Primeiro Banho do Seu Bebê

Alguns especialistas aconselham um banho diário outros dizem que na verdade não é necessário dar-lhe banho mais do que uma ou duas vezes por semana. Bastando lavar bem a cara e limpar cuidadosamente a área dos genitais após cada muda de fralda. Para facilitar o banho do seu bebé coloque tudo perto de si. Tente dar o banho na mesma divisão em que o vai vestir.
Encha a banheira com 7 a 10 cm de profundidade e com 32 graus de temperatura. Verifique a temperatura da água: coloque a parte interna do antebraço na água, que deve estar morna e agradável. Não verifique a temperatura com a mão, por ser uma parte do corpo menos sensível.
Para dar banho ao bebé, segure-o pelo ombro, apoiando-o com o antebraço. Ele deve sentir-se seguro e confortável. Inicie o banho e lave o rosto apenas com água, com o bebé ainda fora da banheira; a seguir, molhe a cabeça usando um sabonete neutro ou champô para crianças; evite deixar cair espuma nos olhos. Ponha-o na banheira e lave o resto do corpo.
Para lavar a região genital dos meninos, puxe suavemente o prepúcio, e limpe a glande. Se for difícil puxa-lo, não force. Em relação às meninas, deve-se tomar o cuidado de lavar da frente para trás, para evitar contaminar a vagina com fezes. Os banhos devem ser um momento de prazer para a criança e uma oportunidade para nos aproximarmos dela. Depois do banho, enrole a criança numa toalha macia. Enxugue primeiro a cabeça com uma outra toalha ou fralda. Faça movimentos suaves, evitando esfregar. Enxugue bem as dobras, pois nestas regiões podem ocorrer os chamados intertrigos (inflamações na região das dobras) quando não são secas adequadamente. As orelhas podem ser enxutas com uma toalha macia. Se tiver a pele seca ou um pouco de assadura da fralda, poderá aplicar uma loção hidratante suave após o banho.
Agora o seu bebé está lindo e com a pele muito macia.

Comentários